Main Menu
Principal
Preâmbulo
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências...
Saiba mais
 
Os Doze Passos de AA
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
Saiba mais
 
As Doze Tradições de AA
Nosso bem-estar comum deve estar em primeiro lugar; a reabilitação individual depende da unidade de A.A.
Saiba mais
 
Os Doze Conceitos para os Serviços Mundiais de AA
A responsabilidade final e a autoridade suprema pelos serviços mundiais de AA deveriam sempre residir na consciência coletiva de toda a nossa irmandade.
Saiba mais
 
A Irmandade
Como o funciona o programa
Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho.
Saiba mais
 
A História de AA
Alcoólicos Anônimos iniciou-se em 1935, em Akron, Ohio, com o encontro de Bill W
Saiba mais
 
Literatura Oficial de Alcoólicos Anônimos
A Literatura de Alcoólicos Anônimos em Língua Portuguesa
Saiba mais
 
Informações Gerais Sobre AA
Alcoólicos Anônimos interessa-se unicamente pela recuperação individual e manutenção da sobriedade dos alcoólicos
Saiba mais
 
Você deve procurar o A.A.?
Somente você poderá determinar se o programa de A.A. - a maneira de viver de A.A. - tem algum sentido para você e pode ajudá-lo.
Saiba mais
 
Links
Obtenha informações sobre a Irmandade de Alcoólicos Anônimos através do seu site oficial e dos sites dos escritórios de serviços de A.A
Saiba mais
 
Mapa do Site
Links Rápidos


Informações Gerais Sobre AA
 

Alcoólicos Anônimos interessa-se unicamente pela recuperação individual e manutenção da sobriedade dos alcoólicos que procuram ajuda na Irmandade. AA não se envolve nos campos de pesquisa sobre alcoolismo, de tratamento médico ou psiquiátrico, na educação ou propaganda de qualquer espécie, embora seus membros, particularmente, possam participar de tais atividades.

A Irmandade tem adotado uma política de "cooperação sem afiliação" com outras organizações que se interessam pelo problema alcoolismo.

A experiência de AA sempre tem estado livremente à disposição de quem a busque - pessoas ligadas ao comércio, indústria e serviços, à religião, educadores, profissionais das áreas de saúde e justiça, representantes de instituições, de sindicatos e muitos outros. Alcoólicos Anônimos não apóia ou se afilia a outros programas no campo do alcoolismo, nem expressa nenhuma opinião a respeito, já que tais ações estariam fora do objetivo primordial da Irmandade.

A Posição de AA no Campo do Alcoolismo

A história de AA está repleta de nomes de não-alcoólicos, profissionais e leigos, que se interessaram pelo programa de recuperação de AA. Milhões de nós devemos nossas vidas a essas pessoas e nossa dívida de gratidão não tem limites.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com seu modo de beber.

A Irmandade funciona através de mais de 97.000 Grupos locais em 150 países. Milhões de alcoólicos têm alcançado a sobriedade em AA, mas seus membros reconhecem que seu programa não é sempre eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.

AA preocupa-se unicamente com a recuperação pessoal e contínua dos alcoólicos que procuram socorro na Irmandade. O movimento não se dedica a pesquisas sobre alcoolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico, e não apóia quaisquer causas - embora os membros de AA possam participar como indivíduos.

O movimento adotou a política de "cooperação mas não afiliação" com outras organizações que se dedicam ao problema do alcoolismo.

Alcoólicos Anônimos é auto-suficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros de AA preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes, Rádio, TV, Internet e outros meios de comunicação.

Como AA vê o Alcoolismo?

O alcoolismo é, em nossa opinião, uma doença física, mental e espiritual, progressiva, incurável e de término fatal. Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como AA funciona?

AA pode ser descrito como um método para recuperação do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e recuperação do alcoolismo. Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho. Os que não se recuperam são pessoas que não conseguem ou não querem se entregar por completo a este programa simples, em geral homens e mulheres que, por natureza, são incapazes de serem honestos consigo mesmos. Existem pessoas assim. Não é sua culpa; parece terem nascido assim. São naturalmente incapazes de aceitar e desenvolver um modo de vida que requeira total honestidade. Suas chances são inferiores à média. Existem, também, as que sofrem de graves distúrbios mentais e emocionais, mas muitas delas se recuperam, se tiverem a capacidade de serem honestas. Nossas histórias revelam, de uma forma geral, como costumávamos ser, o que aconteceu e como somos agora. Se você chegou à conclusão de que quer o que nós temos e deseja fazer todo o possível para obtê-lo, então está pronto para dar alguns passos. Diante de alguns, nós recuamos. Achamos que poderíamos encontrar um modo mais fácil e mais cômodo. Mas não conseguimos. Com toda a veemência de que somos capazes, pedimos que você seja corajoso e cuidadoso, desde o início. Alguns de nós tentamos nos agarrar a nossas velhas idéias e o resultado foi nulo, até que nos rendemos incondicionalmente. Lembre-se de que estamos lidando com o álcool - traiçoeiro, desconcertante, poderoso! Sem ajuda, é demais para nós. Mas há Alguém que tem todo o poder - este alguém é o Deus da compreensão de cada um. Que você possa encontrá-Lo agora! Meias medidas de nada adiantaram. Continuamos no ponto crítico. Pedimos a Ele proteção e cuidado, em total abandono.

Direitos autorais de Alcoholics Anonymous World Services, Inc. (publicado com permissão).

Que são os Grupos de AA?

A unidade básica em AA é o grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros grupos de AA ou à Irmandade como um todo. Nenhum grupo tem poder sobre seus membros.

Os grupos geralmente são democráticos, assistidos por "comitês de serviços" de curtos períodos de mandato. Desta maneira, nenhum grupo de AA tem uma liderança permanente.

Que são Reuniões de AA?

Cada grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências - geralmente em relação aos "DOZE PASSOS" sugeridos para a recuperação, e às "DOZE TRADIÇÕES" sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora.

Existem reuniões abertas para qualquer pessoa interessada, e reuniões fechadas somente para alcoólicos.

Quem são os Membros de AA?

Pessoas que acham que têm problemas com sua maneira de beber são bem-vindas para assistir a qualquer reunião de AA. Elas tornam-se membros simplesmente ao decidir que querem sê-lo.

Membros de AA são homens e mulheres provenientes de todos os níveis sociais, desde adolescentes até pessoas com idade avançada, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas, e mesmo sem nenhuma.

Onde você pode encontrar AA?

Procure por "Alcoólicos Anônimos" na lista telefônica. Nas capitais e nas grandes cidades do Brasil, uma Central ou Intergrupal de Serviços de AA poderá responder suas perguntas ou colocar você em contato com membros de AA.

Se AA não constar na lista telefônica local, escreva para o ESG - Escritório de Serviços Gerais, Caixa Postal 3180, CEP 01060-970, São Paulo - SP, Fone/fax: (011) 3229-3611.

Você pode encontrar os endereços dos Escritórios Estaduais de AA, simplesmente clicando em links de A.A. ao lado esquerdo.

O que você pode esperar de AA?

01. Os membros de AA ajudam qualquer alcoólico que demonstre interesse em ficar sóbrio.

02. Os membros de AA podem visitar o alcoólico que necessite de ajuda - embora eles possam sentir que seja melhor para o alcoólico solicitar tal ajuda antes.

03. Eles podem auxiliar a providenciar uma internação hospitalar. Os escritórios de serviços de AA freqüentemente sabem onde existem hospitais para tratamento de alcoolismo, embora AA não seja afiliada a qualquer estabelecimento hospitalar.

04. Os membros de AA têm satisfação em compartilhar suas experiências com qualquer pessoa interessada, seja em conversações ou em reuniões formais.

O que AA não faz?

01. Recrutar membros, ou tentar aliciar alguém para juntar-se a AA

02. Manter registro de seus membros ou de suas histórias.

03. Acompanhar ou tentar controlar seus membros.

04. Fazer diagnósticos ou prognósticos clínicos ou psicológicos.

05. Providenciar hospitalização, medicamentos ou tratamento psiquiátrico.

06. Fornecer alojamento, alimentação, roupas, emprego, dinheiro ou outros serviços semelhantes.

07. Fornecer aconselhamento familiar ou profissional.

08. Participar de pesquisas ou patrociná-las.

09. Filiar-se a entidades sociais (embora muitos membros e servidores cooperem com elas).

10. Oferecer serviços religiosos.

11. Participar de qualquer controvérsia sobre álcool ou outros assuntos.

12. Aceitar dinheiro pelos seus serviços ou contribuições de fontes não - AA

13. Fornecer cartas de recomendação a juntas de livramento condicional, advogados, oficiais de justiça, escolas, empresas, entidades sociais ou quaisquer outras organizações ou instituições.

NOTA: Um membro de AA, individualmente, pode fazer algumas dessas coisas, de forma privada e pessoal, mas não como membro de AA Muitos profissionais no campo de alcoolismo também são membros de AA Seu trabalho profissional, porém, NÃO tem nada a ver com sua condição de membro de AA Alcoólicos Anônimos, como tal, não pretende ter competência para realizar serviços profissionais como os relacionados acima.

AA Sobriedade Online